segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ainda em Bariloche 4.

Mais outro dia lindo. Temperatura de 15 graus, às 9h. da manhã. Depois de um bom café e de um papo com meu novo amigo Anibal, foi sugerido que eu fosse até Lo Bolson, uma localidade muito pequena, que fica a 90km de distância daquí, mas cujo caminho é interessante por diversos motivos. Além do mais, não entendí o porquê dessa localidade ser beneficiada por subsídio governamental, que oferece a vantagem da compra de combustível com 30% de abatimento, entre outras coisas. Precisa dizer que enchi o tanque com a Premium até o gargalo? A rodovia é boa, mas em alguns trechos nota-se que foi reconstruída devido a desmoronamentos. E há avisos recomendando atenção com desbarrancamentos. Nota-se também uma grande diferença na cordilheira. Como poderão observar nas fotos, nesse lado não existem geleiras e há muitos locais em que se nota a possibilidade de avalanches de um material que parece areia grossa, produto da constante erosão sofrida pelas rochas. Do outro lado da rodovia, ainda aparecem mais lagos e as montanhas continuam com suas geleiras. A estrada é do jeitinho que o velho aquí gosta. Bastantes curvas. Para todos os gostos. Fui devagar, a uns 70, 80km. observando tudo que podia. Fiz poucas fotos porque quase não existem lugares que se possa estacionar a moto com segurança. E como gato escaldado tem medo de água fria, só parei onde tinha certeza que não haveria problema.
Até Lo Bolson há dois postos políciais. Na ida obedecí o aviso de velocidade de 20km. nos dois. Alguns carros estavam parados sofrendo fiscalização. Eu passei tranquilamente pelos dois. Na volta, procedendo da mesma maneira como na ida, reduzi para 20km. e em um dos dois, quando estava mais ou menos a uns trinta metros dos policiais que estavam no meio da rodovia, sai de dentro do, sei lá como se chama o abrigo deles, uma espécie de cabana, um outro guarda, já com o braço levantado, sinalizando com a mão que eu parasse.  Tranquilamente eu parei, abrí o casco, e pronunciei um buenos dias o mais amigável possível. Ele sorriu e disse para mim, em espanhol é claro, "eu lhe parei somente para poder observar a sua máquina, é muito linda". Conversamos por uns instantes e prosseguí no meu caminho, satisfeito e porque não dizer, orgulhoso. É incrível como muitas pessoas, tanto aquí quanto no Chile, vieram conversar comigo sobre a moto. E a maioria era de pessoas de meia idade e já de idade. Inclusive senhoras. Houve até uma cena engraçada, que não me lembro se já citei em outra postagem. Quando me dirigia a San Luis e enganado parei em um posto de abastecimento de gás. Não havia gasolina. Enquanto o funcionário me passava as coordenadas de um posto de gasolina, até agora não me lembrei como se chama o enchedor de tanque, uma senhora trouxe à reboque, não é exagero, à reboque, o marido, para vir ver de perto a moto. Batemos um papo e mais uma vez satisfeito, prosseguí viagem.
Tudo bem, tudo em ordem, tudo em cima.
Leo, mais uma vez obrigado por suas gentís palavras. Não é o meu texto que vicia. O que vicia é saber como vão os amigos, tanto do lado de cá, como daí também.
Tatiana, minha querida, pelas suas palavras confirmei a desconfiança de que você já havia sido contaminada pelo vírus do motociclismo.
Ana Paula, me surpreendí com o teu espanhol. Inclusive com a interrogação invertida. Um beijo. A Tatiana já fez a devida correção quanto a elaboração do blog.
Meu caro Ronaldo, passei pelo Nido do El Condor. Pelo teleférico também. Quase parei para subir, mas estava ventando meio frio. Tudo isso faz parte do Circuito Chico.
Alberto, o pior de tudo é que fui tombar a moto logo a frente da entrada do Resort. O pior eu já havia conseguido vencer. Realmente as palavras do Aderley são sábias.
Meu querido primo Francisco de Paula, para mim Chico. Já descobrí o significado da tua pegadinha. Vou passar agora para todos. Quem sabe o que significa - Percha - ?
Abraços para todos.
Até mais.

7 comentários:

  1. Grande Nemo!
    Demos uma bronca no Jajá hoje. Ele jurou que está lendo o blog, mas não consegue postar as mensagens. Disse que é um pequeno problema no equipamento entre o teclado e a cadeira.
    Estamos todos ansiosos pela sua chegada. Tenho certeza que serão seis meses de histórias para contar, enquanto você se prepara para uma nova aventura.

    ResponderExcluir
  2. Não deixe de nos atualizar quanto à sua data de regresso.

    ResponderExcluir
  3. Querido Nemo até que consegui entrar neste blog,apanhei mais do que esta Velha Senhora em estradas de pedras,mesmo distante não deixei de acompanhar esta viagem e me divertir junto com seus relatos,não fique bravo pela demora,o amigo de sempre continua por aqui.NEMO I LOVE YOU.
    Abs
    Jaja

    ResponderExcluir
  4. Mi español es las calles de Buenos Aires... ahahah... férias sempre são produtivas... nem que seja pra depois falar besteiras... bj Ana P

    ResponderExcluir
  5. Nemo,pior que o Mario esta totalmente certo,era só aprofundar um pouco mais no assunto e ai estou,quero aproveitar e desejar um FELIZ ANO NOVO e que você possa nos contagiar positivamente por muitos anos.Estarei em Búzios no ano novo longe do PC. Retorno dia 4/01/11 reforço o pedido do Mario não deixe de nos informar do retorno,101 ou 262.
    Grande Abraço
    Jaja

    ResponderExcluir
  6. Cptn Nemo! Muito bom saber que estas curtindo San Carlos! Já estive por aí algumas vezes no inverno...Se puder e tiver interesse, não deixe de fazer a visita ao Cerro Otto, a vista é espetacular e a "confiteria" giratória(360º) é muito legal...O passeio da Isla Victoria também vale a pena, mas depende de um passeio de barco (que dura mais de 01 hora eu acho)...

    Não me recordo bem, mas El Bolson não é uma vila que tem uma "feira" famosa e a cerveja de Lúpulo?

    Bom, no mais, é muito bom ter noticias suas e de um lugar que é importante pra mim, inacreditável é saber que vc está aí de HD...Realmente, o Sr está de PARABÉNS !!

    ps. Já ia esquecendo...vou tentar de novo a pegadinha !! (e pode ter certeza que não tem dicionário nem internet, não hein !!!)

    percha - bom, perchero é tipo um cabideiro, então percha deve ser cabide, certo? (heheh, me lembro do hotel)

    gasolinera ou surtidor de gasolina - é a bomba de gasolina...entao, o frentista deve ser o empleado de gasolinera....( já ouvi chamarem de playero) obs = apesar da homografia não é homófona à palavra em inglês, a pronúcia é + ou - como, plaigero)

    Abraço, e curta bastante...
    Maciel

    ResponderExcluir
  7. Grande capt. O Mario já falou da dura que demos no JJ
    Funcionou! Até o I Love you...
    Concordo com o nosso amigo coxinha. Percha era cabide,
    pelo menos quando morei em Bs.As.
    Reforço o pedido de nos dizer quando vai retornar
    Não deixe de ter tempo para blogar sua viagem
    pois Leo não é o único a ter se viciado.
    E vamos rodarrrrr
    [ ]s
    Alberto

    ResponderExcluir