quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Em Bariloch AR

  1. Hoje conseguí sair do hotel, em Osorno, às 7h. cravadas. Como tudo nos hotéis, tanto Chile como na Argentina, só começa às 7:30, eu acertei todos os pagamentos ontem à noite para poder sair cedo. Estava preparado para só tomar o café da manhã na estrada. Mas eles foram tão gentís, que mandaram preparar exclusivamente para mim, às 6:30h.
  2. Eu parecia uma cebola de tanta roupa. Ao sair do hotel o termômetro da moto marcava 13 graus. Ao pegar a estrada, com algum vento além do provocado pelo deslocamento, caiu para 10 graus. As mãos e os pulsos gelados. Depois de alguns minutos começou a dar tremedeira. E a manhã completamente encoberta por nuvens ameaçadoras. Além disso tudo eu dei uma baita mancada. Peguei a estrada errada em uma bifurcação e para consertar tive que andar mais de 50km. Tá certo, eu pisei na bola, mas a culpa não é só minha. Por incrível que possa parecer, não existe placa indicativa para o caminho para a Argentina. Tem que ser no boca a boca.
  3. As aduanas, desta vez, trabalharam corretamente e a liberação foi rápida. Uma meia dúzia de gatos pingados e os funcionários, solicitos. Eu já havia conversado com algumas pessoas que confirmaram que as aduanas para quem vem por Mendoza são muito desorganizadas e provocam muitas reclamações. Essas ficam separadas por uns cinco quilômetros.
  4. Quando ainda estava me dirigindo para a aduana chilena começou uma forte neblina que estava dando para molhar. Desta vez não teve conversa. Eu já com tremedeira, só faltava ficar molhado para adoecer. Parei, vestí a túnica chuva/sauna e seguí assim. Mas foi a solução para o problema do frio, exceto o das mãos e pulsos. O material impermeável que protege da chuva, em baixa temperatura não provoca suor. Simplesmente mantém a temperatura do corpo agradável.
  5. Já quase chegando à Bariloche tornei a encontrar o Maurício e a Martha, aquele casal pernambucano que citei em uma postagem anterior.
  6. Passei por Bariloche e vim ao Resort onde já havia reservado as diárias. A estrada é boa, mas do asfalto até a entrada são quase uns duzentos metros e subida com o piso daquelas pedrinhas roladas. Eu rodei com cuidado, mas não adianta, HD não é para piso solto. Quase no portão do hotel, perdí o controle e tombei. Não me machuquei porque conseguí saltar antes dela deitar. Também não houve nenhuma avaria. Mas eu tive que deixá-la descansando no meio da estrada e andar mais uns bons 50 ou 60 metros para pedir ajuda ao pessoal. O proprietário depois me mostrou um outro caminho que não pode ser usado pelos carros, mas que é menos inclinado e com bem menos pedras soltas. Amanhã irei experimentar. Tem que dar certo, porque eu não posso perder os passeios que já programei em torno dos lagos, o que dará lindas fotos. A paisagem aquí é linda.  Pretendo prosseguir viagem só no dia dois de janeiro. Agora já está tarde e eu estou começando a ficar com sono. Mas amanhã, se tudo correr bem, postarei umas fotos da Vila de Angostura, que fica na descida da cordilheira e que é muito interessante. Não fiz fotos da descida por causa do tempo chuvoso e porque com a quantidade de roupa seria uma mão de obra imensa conseguir chegar até a câmera, que estava no bolso da jaqueta.
  7. Ate mais.

5 comentários:

  1. Oi Nemo.
    Aqui Ronaldo e Silvia para desejar um Feliz Natal. Estamos acompanhando as histórias,ou
    serão estórias...dúvidas...do" Capitão Nemo"
    desde a primeira postagem. Que com certeza serão muito mais saborosas "ao vivo".
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. feliz natal,
    que deus proteja e ilumine seu caminho.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo Nemo, Feliz Natal !!!!
    Aderley !!!

    ResponderExcluir
  4. Nemo,
    Feliz Natal, espero que com essa viagem você traga nos seus alforjes muitas aventuras para contar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá professor Nemo "El Captan".
    Caro amigo, estou com a família e, Buenos Aires onde ficarei até dia 26/12/2010, dia que regresso ao Brasil...
    Deixo aqui meus sinceros votos de "Feliz Navidad" e que 2011 seja repleto de muita luz na sua vida e dos seus...
    Assim que possível volto a te seguir... viajar com filhos pequenos dá uma canseira danada!!!
    Abraços;
    Gabriel

    ResponderExcluir