sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Em Posadas AR.

Ontem, quando falei sobre abastecimento de combustível, o que esquecí de dizer foi que desde Ribeirão Preto só encontrei gasolina comum. Mas não senti diferença alguma no desempenho da moto. Em Puerto Iguazu, hoje pela manhã, abasteci com a especial, que custa 4 pesos o litro. Houve uma sensível diferença no consumo. A moto tornou-se mais econômica, pelo menos eu assim entendí, porque a quilometragem estimada para rodar passou a ser de 319km. com o tanque cheio. No segundo abastecimento, pedi a gasolina comum por aquí. Tornou a marcar acima de 310km. Nunca ela havia estimado mais de 286km. com o combustível brasileiro. No desempenho não sentí diferença alguma.
Cheguei a Posadas às 14:30h. As estradas por aquí são boas, mas não tem acostamento. Mas tem trochas bem distribuídas. As propriedades rurais, mesmo as mais simples, são bem tratadas. Por muitos quilômetros havia matas margeando o caminho. Muitos pinheiros, principalmente as araucárias, que no Brasil eram expoentes no Paraná. Lá ví pouquíssimas e esparsas, só nos arredores de Cascavel.
O software do GPS para a Argentina é mais completo. Passou a incluir  também a velocidade permitida nos trechos transitados. Saindo de Puerto Iguazu, cujo trecho até a rodovia tem o limite de 60km./p/h., fui alertado pela locutora "Você ultrapassou o limite de velocidade permitido". Nas rodovias, cujo limite é de 110 quando o ponteiro do velocímetro chegava em 119, lá vinha ela de novo "Você ultrapassou...". Não falhou uma vez sequer. Escutei isso uma centena de vezes. É chato para... Mas não quiz desligar o GPS porque aquí a indicação nas estradas também é falha em determinadas ocasiões. Até agora já rodei 4.184km. Até Santiago CH, serão ainda mais 2.300km. Quando completar 5.080, o que deverá ocorrer em Paraná AR, mandarei trocar o óleo do motor. Estou preocupado é com o peneu trazeiro, pois estou desconfiado que terei que mandar trocá-lo antes de Santiago CH. Ele está com 8.400km. rodados mas a aparência está me deixando encafifado. E a primeira HD do trajeto é só em Santiago. Tenho receio de não encontrar mecânico que faça o serviço com perfeição. Se bem que perfeição não é atributo das HD, pelo menos aí no Brasil.
O tempo por aquí está abafado e parece que vai chover. É bom que chova durante a noite e amanheça com temperatura agradável. Hoje a máxima durante o trajeto foi de 32 graus. Não chegou a incomodar. Amanhã, se o tempo permitir, pretendo seguir até Corrientes pelo menos. Serão mais 322km. Esticar até Goya acho que ficará cansativo. Seriam 550km. Talvez porque hoje estou um pouco cansado. O calor excessivo e o sol que tomei durante o tempo que aguardei para atravessar a fronteira me deixaram exausto. Hoje estive sempre bem e satisfeito durante o percurso. Vou deitar cedo para amanhã estar bem disposto. Afinal, o meu negócio é rodar.
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário