terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Em Londrina PR

07.12.2010 - Chegada à Londrina às 14:35h. após excelente viagem. Em Ribeirão Preto eu havia dito que tentaria chegar em Londrina ontem. Saí de Ribeirão por volta das 7:30h. e durante o percurso, pensando na vida, lembrei-me de um velho e querido amigo, meu contemporâneo em Brasília (desculpem pela má palavra), que mora em Sorocaba SP e então, como estou passeando sem qualquer compromisso, resolví esticar até lá para abraçá-lo. Valeu à pena. Eu não o via desde 1975 e a emoção e alegria foram grandes, de ambas as partes. Retornei ao hotel em Sorocaba já em horário avançado e por isso nada postei ontem. De lá eu tinha a opção de descer para Registro SP e pegar a BR116. Ou mesmo, se queisesse, dar uma chegada a S. Paulo, pois estava somente a 111km. de lá.
Mas optei por retornar ao meu roteiro anterior, porque o trecho da BR116 até o sul do País eu já conheço  bem. Além do mais, a região centro-oeste do estado de São Paulo é muito bonita e dá prazer contemplar as terras bem cultivadas. Com isso acrescí a kilometragem da moto em 598km. 299km de ida e mais 299km. de volta ao entroncamento da rodovia Castelo Branco em direção a Ourinhos SP.
As estradas em SP são ótimas. Nas federais motos não pagam pedágio. Nas estaduais paguei cinco ou seis de R$1,90. A velocidade máxima permitida para veículos leves é de 110km/p/h. e de 90 km/p/h para os pesados. Mas podemos estabelecer a velocidade de cruzeiro como desejarmos. Nos 598km. só ví dois carros de patrulha com os radares apontados para a estrada. Eu fiz quase todo o percurso a 120km/p/h., só alterando essa velocidade, para mais ou para menos, em função de ultrapassagens ou para conseguir ler as placas indicativas.
O GPS continua me levando até a porta dos hotéis. Eu o coloco pendurado no guidom e com isso ele fica mais inclinado para baixo, não me permitindo enxergar a tela. Pensei que essa posição fosse ter influência no funcionamento, mas não houve nada de extraordinário. Com a experiência adquirida nestes poucos dias, descobrí algumas particularidades no funcionamento dele. Por exemplo: ao parar para abastecer a moto devo  desligá-lo antes de desligar a moto, senão ele não retorna corretamente.
Amanhã passarei o dia em Londrina, para rever a cidade depois de muitos anos e também porque já estava precisando mandar lavar as roupas. Vou aproveitar o tempo disponível para me informar melhor sobre a opção de entrar na Argentina por Puerto Iguazu. Essa foi uma sugestão que obtive de um nosso colega motociclista que encontrei lá na oficina do Roni, e que havia chegado a poucos dias do Chile. Até mais.

3 comentários:

  1. Aí, Capitão: a estrada embriaga,não? Estou muito feliz por sua atitude. Determinação leva a altos níveis de alegria e prazer.
    Você não está sozinho. Tem aqui um time viajando com você.
    Burn the road, bro!

    ResponderExcluir
  2. E aí, grande Nemo!!!
    Rapaz, como é bom ler seu diário de bordo!
    E os detalhes, parece que estamos rodando juntos.
    Quando fizeres a próxima, darei um jeito de ir também.
    Grande abraço, seu estradeirão!
    Leo Dalla.

    ResponderExcluir
  3. Parabens Nemo pela grande aventura !!!!!

    ResponderExcluir